Quem trabalha com criação ou gestão da
criação deve possuir a sensibilidade de entender que boas ideias (aquelas boas
mesmo) não surgem através da pressão, ou seja, nada de acelerar o cérebro e
forçá-lo a um insight acintoso. Não! Isso não funciona, o cérebro é poderoso,
mas, é também birrento, só funciona a base do amor e paciência. Todos,
absolutamente todos, devem entender que a ideia é um produto intelectual
valioso.
O material escolar mais barato que
existe na praça é o professor.
Todo
professor precisa ser diretor e/ou coordenador no decorrer de sua carreira.
Após a gestão escolar, sairá mais maduro quanto aos problemas gerais da
educação e com mais maturidade pedagógica. Costumo brincar que quando saímos da
universidade estamos prontos – “a massa cinzenta” – para ir ao forno e, quando saímos da gestão escolar
estamos prontos para alimentar um batalhão.
Profª
Coraci Machado
“Educar o povo, é
caminhar com o novo e da história participar. É trilhar caminhos virgens e
deixar as pegadas para que outros possam passar."
Profª Coraci Machado – julho de 2004
Um bom chefe faz com que homens comuns
façam coisas incomuns.
Gerenciamento é substituir músculos por
pensamentos, folclore e superstição por conhecimento, e força por cooperação.
Basicamente, a Gestão significa
influenciar a ação. Gestão é sobre ajudar as organizações e as unidades fazerem
o que tem que ser feito, o que significa ação
O baixo nível escolar são formações homogêneas, e não haverá desempenho na
produção educacional.
Para que a implantação de um Sistema de
Gestão tenha Sucesso, é importante a integração dos processos aliada à
tecnologia, o apoio do suporte, o treinamento e principalmente o envolvimento e
dedicação
de toda a equipe da empresa.
Todo coordenador escolar deseja que o
professor mantenha a porta da sala de aula fechada e os alunos quietinhos lá
dentro, não importando o que esteja acontecendo, quanto menos trabalho ele
tiver melhor, para ele, isso tem o nome de domínio de classe. Mas como dominar
um organismo em greve de fome?
HARMONIA DO AMBIENTE ESCOLAR
Cecília Meirelles, em sua saborosa poética, assim escreve: "Ensinar é
acordar a criatura humana dessa espécie de sonambulismo em que tantos se deixam
arrastar. Mostrar-lhes a vida em profundidade. Sem pretensão filosófica ou de
salvação - mas por uma contemplação poética, afetuosa e participante."
Quando se lê a educação com esse olhar de Cecília, parece que o dia-a-dia na
relação professor-aluno é encantado. Muitos dirão que essa elevação afetiva só
funciona no plano das idéias e que na prática se assiste a um aviltante
processo de destruição das relações humanas.
A violência nas escolas se materializa em agressões verbais e físicas. O
professor se sente vítima de um sistema que não o valoriza, portanto não o
entende bem, nem o protege. Os alunos parecem prontos para a batalha. Padecem
de amor e de limites. A ausência familiar se faz sentir na postura agressiva ou
apatia em sala de aula.
Além disso, e talvez por isso, tentam disputar poder com os professores que,
por sua vez, se deixam levar em um debate desnecessário. Há um axioma essencial
na relação entre professor e aluno: autoridade harmonizada pelo afeto. O aluno
precisa de limite e precisa compreender o papel do educador. O educador não
pode impor sua autoridade, mas deve conquistá-la. Sem brigas nem ameaças. Sem
histeria nem parcimônia. Com o respeito de quem sabe ensinar e aprender e de
quem harmoniza as relações.
Há algumas dicas para essa relação harmoniosa. Evidentemente, são a experiência
e a disposição do professor que farão com que ele toque na alma do seu aluno -
sem isso não há educação. Entre essas dicas, algumas proibições. A primeira
delas é que professor não pode brigar com aluno, mesmo que tenha razão. Se isso
acontecer, parte da sala torcerá pelo aluno e a outra pelo professor, assim,
ele deixa de ser referencial. A segunda: professor não pode colocar apelido em
aluno. Terceira: não deve comparar um com o outro - é preciso lembrar que não
há homogeneidade no processo educativo, mas heterogeneidade. Quarta: professor
não pode se mostrar arrogante nem subserviente. O meio termo é amoroso.
E aí voltamos a Cecília Meirelles. A harmonia no ambiente escolar há de ocorrer
quando se consegue quebrar a carcaça que envolve alguns alunos, pela falta de
algo que deveria ter vindo antes. É esse sonambulismo, essa postura incorreta
frente à vida e frente a si mesmo.
Trata-se de ajudá-lo a viver essa contemplação poética, ou, em termos
aristotélicos, a buscar uma aspiração para a vida. Ou ainda em Paulo Freire,
ajudá-los a desenvolver autonomia para sonhar.
Aí sim, o professor mostrará autoridade. Autoridade generosa de quem confia e
cobra. De quem contrata no melhor sentido da palavra. E é nesse bom caminho que
entra o afeto como instrumento de poder e participação. É do olhar do mestre
que saem essas virtudes. O olhar que acolhe e que constrange quando necessário.
O olhar que se faz cúmplice nas boas conquistas e que lamenta docemente pelo
que se perdeu. O olhar que mantém o silêncio na sala de aula, sem gritos ou
lamentações, mas que é capaz de chorar pela emoção de mais um aprendiz que
encontrou seu caminho.
A harmonia no ambiente escolar não é uma utopia. É talvez uma tarefa complexa
que exige o que de melhor podem dar os educadores: competência, coragem e
muito, muito amor!
Revista Educacional, edição de setembro de 2007
Fazer o máximo para sempre ter a melhor
visão sistêmica dos processos de gestão e da área comportamental faz parte
integrante da minha rotina.
Quanto mais aprendo sobre gestão de
pessoas e relações interpessoais, mais estou convencido de que devemos passar o
maior tempo possível em isolamento.
Gestão de negócios deve ser entendida
como sendo o resultado das ações aplicadas em três áreas distintas:
- A primeira está ligada às "pessoas". Um gestor Lidera pessoas.
- A segunda está ligada às "coisas". Um gestor Gerencia processos e
materiais.
- A terceira está ligada ao "tempo". Um gestor Planeja o futuro.
Portanto, um Gestor precisa ter três Habilidades:
- Liderar pessoas com excelência;
- Gerenciar processos e materiais com eficácia;
- Planejar estratégias com eficiente visão de futuro.
Dessa maneira é simples entender que na Gestão das empresas pode existir
gerentes eficazes que são péssimos Líderes e vice-versa; pode haver excelentes
estrategistas e péssimos gerentes e vice-versa; etc.
Talvez o sistema industrializado
escolar que temos no Brasil seria valido para uma batata Ruffles ou para uma
caixa de Omo, a mente humana pensa livremente e atinge lugares inimagináveis.
Gerenciamento é substituir músculos por
pensamentos, folclore e superstição por conhecimento, e força por cooperação.
Basicamente, a Gestão significa
influenciar a ação. Gestão é sobre ajudar as organizações e as unidades fazerem
o que tem que ser feito, o que significa ação
"Regra é, em primeiro lugar,
gestão da vida quotidiana."
Ótimas injeções para o gestor educador que infelizmente é sempre indicado pela força da politica local e na maioria leigo do verdadeiro sentido de Gestar pessoas. O que ocorre com os profissionais em Administração publica que não se capacitam na area de Pedagogia para assumir esse cargo? Fico indignada quando sou manipulada por pessoas que as vezes nem sabe do que estou falando.
ResponderExcluirMuito obrigado pela citação! Somente hoje a descobri por meio do Google Alerts.
ResponderExcluirParabéns pelo Blog.
Sucessos.
Forte abraço.