domingo, 2 de junho de 2013

Frases sobre Gestão Escolar


Quem trabalha com criação ou gestão da criação deve possuir a sensibilidade de entender que boas ideias (aquelas boas mesmo) não surgem através da pressão, ou seja, nada de acelerar o cérebro e forçá-lo a um insight acintoso. Não! Isso não funciona, o cérebro é poderoso, mas, é também birrento, só funciona a base do amor e paciência. Todos, absolutamente todos, devem entender que a ideia é um produto intelectual valioso.
O material escolar mais barato que existe na praça é o professor.

Todo professor precisa ser diretor e/ou coordenador no decorrer de sua carreira. Após a gestão escolar, sairá mais maduro quanto aos problemas gerais da educação e com mais maturidade pedagógica. Costumo brincar que quando saímos da universidade estamos prontos –  “a  massa cinzenta” – para  ir ao forno e, quando saímos da gestão escolar estamos prontos para alimentar um batalhão.
Profª Coraci Machado

Educar o povo, é caminhar com o novo e da história participar. É trilhar caminhos virgens e deixar as pegadas para que outros possam passar."
Profª Coraci Machado  – julho de 2004

Um bom chefe faz com que homens comuns façam coisas incomuns.

Gerenciamento é substituir músculos por pensamentos, folclore e superstição por conhecimento, e força por cooperação.

Basicamente, a Gestão significa influenciar a ação. Gestão é sobre ajudar as organizações e as unidades fazerem o que tem que ser feito, o que significa ação


O baixo nível escolar são formações homogêneas, e não haverá desempenho na produção educacional.


Para que a implantação de um Sistema de Gestão tenha Sucesso, é importante a integração dos processos aliada à tecnologia, o apoio do suporte, o treinamento e principalmente o envolvimento e dedicação
de toda a equipe da empresa.

Todo coordenador escolar deseja que o professor mantenha a porta da sala de aula fechada e os alunos quietinhos lá dentro, não importando o que esteja acontecendo, quanto menos trabalho ele tiver melhor, para ele, isso tem o nome de domínio de classe. Mas como dominar um organismo em greve de fome?


HARMONIA DO AMBIENTE ESCOLAR

Cecília Meirelles, em sua saborosa poética, assim escreve: "Ensinar é acordar a criatura humana dessa espécie de sonambulismo em que tantos se deixam arrastar. Mostrar-lhes a vida em profundidade. Sem pretensão filosófica ou de salvação - mas por uma contemplação poética, afetuosa e participante."
Quando se lê a educação com esse olhar de Cecília, parece que o dia-a-dia na relação professor-aluno é encantado. Muitos dirão que essa elevação afetiva só funciona no plano das idéias e que na prática se assiste a um aviltante processo de destruição das relações humanas.
A violência nas escolas se materializa em agressões verbais e físicas. O professor se sente vítima de um sistema que não o valoriza, portanto não o entende bem, nem o protege. Os alunos parecem prontos para a batalha. Padecem de amor e de limites. A ausência familiar se faz sentir na postura agressiva ou apatia em sala de aula.
Além disso, e talvez por isso, tentam disputar poder com os professores que, por sua vez, se deixam levar em um debate desnecessário. Há um axioma essencial na relação entre professor e aluno: autoridade harmonizada pelo afeto. O aluno precisa de limite e precisa compreender o papel do educador. O educador não pode impor sua autoridade, mas deve conquistá-la. Sem brigas nem ameaças. Sem histeria nem parcimônia. Com o respeito de quem sabe ensinar e aprender e de quem harmoniza as relações.
Há algumas dicas para essa relação harmoniosa. Evidentemente, são a experiência e a disposição do professor que farão com que ele toque na alma do seu aluno - sem isso não há educação. Entre essas dicas, algumas proibições. A primeira delas é que professor não pode brigar com aluno, mesmo que tenha razão. Se isso acontecer, parte da sala torcerá pelo aluno e a outra pelo professor, assim, ele deixa de ser referencial. A segunda: professor não pode colocar apelido em aluno. Terceira: não deve comparar um com o outro - é preciso lembrar que não há homogeneidade no processo educativo, mas heterogeneidade. Quarta: professor não pode se mostrar arrogante nem subserviente. O meio termo é amoroso.
E aí voltamos a Cecília Meirelles. A harmonia no ambiente escolar há de ocorrer quando se consegue quebrar a carcaça que envolve alguns alunos, pela falta de algo que deveria ter vindo antes. É esse sonambulismo, essa postura incorreta frente à vida e frente a si mesmo.
Trata-se de ajudá-lo a viver essa contemplação poética, ou, em termos aristotélicos, a buscar uma aspiração para a vida. Ou ainda em Paulo Freire, ajudá-los a desenvolver autonomia para sonhar.
Aí sim, o professor mostrará autoridade. Autoridade generosa de quem confia e cobra. De quem contrata no melhor sentido da palavra. E é nesse bom caminho que entra o afeto como instrumento de poder e participação. É do olhar do mestre que saem essas virtudes. O olhar que acolhe e que constrange quando necessário. O olhar que se faz cúmplice nas boas conquistas e que lamenta docemente pelo que se perdeu. O olhar que mantém o silêncio na sala de aula, sem gritos ou lamentações, mas que é capaz de chorar pela emoção de mais um aprendiz que encontrou seu caminho.
A harmonia no ambiente escolar não é uma utopia. É talvez uma tarefa complexa que exige o que de melhor podem dar os educadores: competência, coragem e muito, muito amor!


Revista Educacional, edição de setembro de 2007

Fazer o máximo para sempre ter a melhor visão sistêmica dos processos de gestão e da área comportamental faz parte integrante da minha rotina.

Quanto mais aprendo sobre gestão de pessoas e relações interpessoais, mais estou convencido de que devemos passar o maior tempo possível em isolamento.


Gestão de negócios deve ser entendida como sendo o resultado das ações aplicadas em três áreas distintas:
- A primeira está ligada às "pessoas". Um gestor Lidera pessoas.
- A segunda está ligada às "coisas". Um gestor Gerencia processos e materiais.
- A terceira está ligada ao "tempo". Um gestor Planeja o futuro.

Portanto, um Gestor precisa ter três Habilidades:
- Liderar pessoas com excelência;
- Gerenciar processos e materiais com eficácia;
- Planejar estratégias com eficiente visão de futuro.

Dessa maneira é simples entender que na Gestão das empresas pode existir gerentes eficazes que são péssimos Líderes e vice-versa; pode haver excelentes estrategistas e péssimos gerentes e vice-versa; etc.
Talvez o sistema industrializado escolar que temos no Brasil seria valido para uma batata Ruffles ou para uma caixa de Omo, a mente humana pensa livremente e atinge lugares inimagináveis.
Gerenciamento é substituir músculos por pensamentos, folclore e superstição por conhecimento, e força por cooperação.

Basicamente, a Gestão significa influenciar a ação. Gestão é sobre ajudar as organizações e as unidades fazerem o que tem que ser feito, o que significa ação

"Regra é, em primeiro lugar, gestão da vida quotidiana."


Nenhum comentário:

Postar um comentário